Página Inicial / Listas / 5 animações de Resident Evil em ordem cronológica

5 animações de Resident Evil em ordem cronológica

(Reprodução)

Com certeza você já ouviu falar da franquia Resident Evil, ainda mais com o hype, se não pelos games, muito provavelmente pelos filmes de Milla Jovovich. Esses últimos são considerados por alguns fãs da franquia como verdadeiras abominações, um insulto ao espirito que originou o survival horror, mas nem todos pensam desta forma e os filmes acabando tendo uma base de fãs bem consistente, o que não é ruim, afinal, o importante é você saber o que é Resident Evil.

Além dos filmes live-action, que não estão relacionados com os jogos da franquia, existem também as animações CGI, que já estão totalmente vinculadas a história. A intenção desta lista é apresetnar essas animações. E como já sabemos, Resident Evil Infinite Darkness irá estrear na Netflix essa semana, e o hype está alto, portanto, se você deseja se atualizar antes de assistir, essa lista é para você. Portanto, vamos ao que interessa.

1. Resident Evil 4D (Biohazard 4D – Executer, 2000)

https://www.youtube.com/watch?v=dZvLjd1HMbM

Resident Evil foi Biohazard 4D-Executer foi lançado em 2000 e é a primeira animção da franquia. Trata-se de um curta-metragem de 20 minutos que foi originalmente concebido como uma atração de parque temático. Ele funciona como um filme “4D”, feito para ser visto em uma sala com cadeiras que vibram e outras experiências sensoriais.

Na trama, um grupo militar é enviado para as ruínas de Raccoon City para resgatar a Dra. Cameron, uma cientista que está investigando um novo T-Vírus. Em sua jornada, eles encontram hordas de zumbis e outros seres sinistros. O filme foi feito com CGI e é exclusivo do Japão, podendo ser visto lá através de salas de cinema ou cabines menores. Mas devido ao sucesso da animação, alguns de seus desenvolvedores foram incentivados a trabalhar em longas-metragens, dando origem a franquia animada.

2. Resident Evil: Degeneração (Resident Evil: Degeneration, 2008)

A segunda animação da lista é Resident Evil: Degeneração, que foi lançado em 2008 e traz a primeira reunião de Leon S. Kennedy e Claire Redfield depois dos eventos de Resident Evil 2. Na trama, seguimos os dois enquanto tentam impedir um terrorista de liberar um novo vírus no mundo, o G-Vírus.

O filme, assim como todos os outros da franquia, foi feito com CGI e, por esse motivo, pode parecer que não envelheceu bem. As expressões dos personagens ficaram um pouco falsas e as cenas de ação são artificiais e sem dinâmica, mas muitos gostam da forma como Degeneração lida com a relação de Leon e Claire, bem como introduziu elementos que seriam explorados em jogos posteriores da franquia. Mas se você é fã da franquia, com certeza achará algo que te agrade.

3. Resident Evil: Condenação (Resident Evil: Damnation, 2012)

Resident Evil: Condenação, lançado em 2012, é um dos favoritos dos fãs, e com razão. Aqui, vemos Leon S. Kennedy indo contra as ordens de seus superiores e destruindo várias armas e ameaças biológicas na Europa. Junto dele, vemos outra figura bem famosa dos jogos, Ada Wong.

O jogo trabalha elementos mais políticos e mostra uma nação europeia à beira de uma guerra civil com interferência dos EUA e da Rússia. Para muitos, é o melhor exemplo de uma adaptação de Resident Evil, por saber incorporar vários elementos da franquia de uma forma bem orgânica e fiel à essência dos jogos. Lembrando que este filme está disponível na Netflix.

4. Resident Evil: Vendetta (2017)

A terceiro longa animado é Resident Evil: Vendetta, lançado em 2017. Na trama, Chris Redfield precisa contar com a ajuda de Leon S. Kennedy e Rebecca Chambers para impedir um terrorista de espalhar outro vírus letal em Nova York.

O roteiro não inova e lembra vários outros capítulos da franquia, tanto nos jogos quanto nas animações. E mesmo assim, é uma animação que merece seu tempo, por seu visual ousado, com um CGI impecável, cenas de ação de tirar o fôlego e um bom desenvolvimento dos personagens. Tudo que os fãs da franquia apreciam. Resident Evil Vendetta também está disponível na Netflix.

5. Resident Evil: No Escuro Absoluto (Resident Evil: Infinite Darkness, 2021)

E chegamos a Resident Evil: No Escuro Absoluto, que estreia no dia 8 de julho, quinta-feira. A produção traz de volta a querida dupla dos fãs, Leon S. Kennedy e Claire Redfield, em uma missão de investigação, quando um novo vírus zumbi é espalhado.

A série vai se passar depois dos eventos de Resident Evil: Degeneração e do jogo Resident Evil 4, ambientado em 2006. Podemos esperar então uma conexão maior com o universo dos jogos e quem sabe até um interlúdio entre as animações Degeneração e Condenação.

E ai, o que achou da lista? Já conhecia os filmes? Deixe um comentário!

Sobre Carlos Valim

Apaixonado por cultura geek. Aprendendo a escrever críticas menos emocionadas. Fã de ficção científica. Professor de História e fundador do GS.

Você pode Gostar de:

Lista: 13 Filmes para assistir na Sexta-feira 13

Como costume, muitos geeks decidem por filmes de terror no dia 13, quando é uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *