Página Inicial / Notícias / Lista:(quase) todos os filmes live action baseados em jogos

Lista:(quase) todos os filmes live action baseados em jogos

Esta lista contém quase todos os filmes baseados em jogos de videogames, quase todos, pois alguns passam despercebidos pelo nosso radar ou são parte de franquias, não listaremos toda a franquia aqui, também, não listaremos as animações.

Super Mario Bros – 1993

Super Mario Bros. (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Divulgação

Esse não é um exemplo de como fazer um live action, o filme tentou surfar na onda dos dinossauros da década de 90 e mais parece uma paródia de um sci-fi aleatório, mas é um filme baseado nos irmão encanadores salvadores de princesa.

Double Dragon – 1994

Double Dragon (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Divulgação

Esse é outro filme que não tem muito a ver com a obra original. Flertando com um visual cyberpunk/ninja/distopia, o filme entrega um futuro apocalíptico cheio de misticismo e piadas ruins (confesso que queria um remake desse filme, os elementos centrais são bons).

Street Fighter – 1994

Street Fighter (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Divulgação

O filme deveria ser uma nova abordagem da franquia de jogos de luta, mas o set cheio de gente drogada e doente (literalmente drogados e doentes) acabou sendo uma das piores adaptações existentes, bem como um filme ruim.

Mortal Kombat – 1995

Mortal Kombat (1995) USA Martial Arts fantasy action D: Paul W.S. Anderson.  Christopher Lambert. (2/10) … | Mortal kombat, Mortal kombat games, Mortal  kombat legacy
Divulgação

É inegável como esse filme é bom e ruim ao mesmo tempo. Entregando atuações amadoras e coreografias de luta interessantes, MK foi um dos primeiros filmes baseados em jogos que acertou na execução, mesmo não sendo nenhum primor de filme. O filme abriu as portas para outras continuações e spin-offs. Lembrando que um filme novo chegou esse ano.

Wing Comander – 1999

Wing Commander - A Batalha Final - 12 de Março de 1999 | Filmow
Divulgação

Uma adaptação de jogo de espaçonave, não é ruim, mas se destacou muito na época por ter um trailer de Star Wars passando durante sua exibição, rezam as lendas que as pessoas iam ao cinema apenas para ver o trailer de Star Wars.

Lara Croft – Tomb Raider – 2001

Lara Croft: Tomb Raider – Wikipédia, a enciclopédia livre
Divulgação

Aqui as coisas ficam sérias, nos anos 200 aconteceu uma enxurrada de filmes de jogos, Tom Raider é um dos que se destacam. Muito bem executado, o filme entrega uma performance excelente da Angelina Jolie. Lembrando que o filme teve um reboot em 2018.

Resident Evil – 2002

Resident Evil – O Hóspede Maldito- No filme Resident Evil – O Hóspede  Maldito, baseado na famosa série homônima… | Resident evil, Capas de filmes,  Filmes do youtube
Divulgação

O filme divide opiniões, muita gente gosta e muita gente odeia. Diferente dos outros filmes da franquia, o primeiro filme tenta seguir a linha dos jogos, tem efeitos especiais que ficaram datados, mas que na época impressionaram.

House of the Dead – 2003

Game - Movie Review: House of the Dead (2003) - Games, Brrraaains & A  Head-Banging Life
Divulgação

Surfando na onda de zumbis, em 2003 estreou o jogo baseado nos arcades da Sega, House of the Dead. Nada aqui se destaca, é um filme bem executado (para o orçamento que teve), mas no meio de tantos filmes de zumbis que estavam surgindo, House of the Dead se perdeu na multidão.

Alone in the Dark – 2005

Alone in the Dark: O Despertar do Mal - 28 de Janeiro de 2005 | Filmow
Divulgação

É uma das piores adaptações já feita. O filme tem efeitos especiais ruins e interpretações toscas. Curiosamente foi feito pelo mesmo diretor de House of the Dead, Uwe Boll.

Doom – 2005

Doom - A Porta do Inferno - Filme 2005 - AdoroCinema
Divulgação

Tentou buscar o que tinha nos videogames, com cenas em primeira pessoa e muita ação. Dois empecilhos estragam a perfeição: o baixo orçamento e o roteiro ruim. Um filme com The Rock não tinha como ser ruim e de fato não é, é mediano.

BloodRayne – 2005

BloodRayne (2005) - IMDb
Divulgação

Boll ataca novamente, dessa vez adaptando o jogo de PS2. O jogo de vampiros, infelizmente, teve uma péssima adaptação, que contou com atores renomados como Ben Kingsley, Michelle Rodriguez, Michael Madsen, Geraldine Chaplin, Billy Zane e Michael Paré. A protagonista é Kristanna Loken, a bela modelo transformada em atriz que teve seu momento de glória ao encarnar a (única) Exterminadora mulher da franquia, em O Exterminador do Futuro.

Silent Hill – 2006

Silent Hill Movie Poster | Silent hill, Silent hill movies, Silent hill 2006
Divulgação

Se pudesse definir o filme em uma frase, seria: cheio de cgi. A quantidade de efeitos computadorizados tirou qualquer chance do filme de ser crível, tudo parece plástico ou defeituoso, entretanto, merecia um remake com as tecnologias de hoje.

DOA: Dead or Alive – 2006

DOA: Dead or Alive (2006) - IMDb | Movies, Movie posters, Full movies  online free
Divulgação

Esse é um filme bem executado, consegue ser sexy sem ser vulgar (se você conhece o jogo sabe o quanto ele é vulgar sem ser sexy). Existe até uma justificativa para a life bar dos jogadores.

Postal – 2007

Postal (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Divulgação

É uma das adaptações mais fiéis que existe, já que o jogo é nonsense e a adaptação segue esse caminho. Pena que estragaram a franquia dos jogos, acredito que muita gente desejou um jogo novo depois do filme.

Hitman, assassino 47 – 2007

Hitman (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Divulgação

O único erro desse filme é a humanização do assassino 47. Tudo é bem executado e explicado, a tensão que o jogo passa para o jogador está presente no filme. 

Dungeon Siege – 2008

Em Nome do Rei - 2007 | Filmow
Divulgação

Conhecido no Brasil como Em nome do rei, o filme traz belas lutas e é tratado como “uma tentativa de Boll de recriar seu próprio Senhor dos anéis”, sim, Boll está de volta. Com Jason Statham no papel principal, o filme não tem carisma nenhum, mas é um bom filme, não uma boa adaptação.

Far Cry – 2008

Filme: Far Cry (Far Cry) :: Venda e Locação em DVD e Blu-ray :: E O Vídeo  Levou :: Centro de Entretenimento
Divulgação

Se você leu os comentários dos filmes até aqui, só digo uma coisa: Owe Boll. O diretor tentou fazer uma adaptação convincente do primeiro jogo da franquia e o resultado foi um filme que ninguém sabe que existe (e olha que o primeiro jogo tem uma história boa).

Max Payne – 2008

Max Payne - Filme 2008 - AdoroCinema
Divulgação

Com o clima noir e buscando ser o mais fiel aos jogos, Max Payne é uma das melhores adaptações. Mark Wahlberg representa muito bem o policial casca dura dos games. O único erro do filme é encaminhar um “romance” do protagonista com a Mila Kunis (ela nem cabe no filme).

Prince of Persia – 2010

Prince Of Persia: The Sands Of Time - O Filme | Heroi X
Divulgação

O filme tem ótimos efeitos especiais, erra no roteiro e na escalação de atores, pois usa atores americanos e britânicos para interpretarem pessoas do Oriente Médio. Apesar de tudo é um filme bom, com um gancho para uma continuação que nunca existiu.

Tekken – 2010

Tekken (filme de 2010) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Divulgação

O filme é muito bem aclamado na Ásia, já na América é odiado, tratado como uma das piores adaptações já feitas. Com lutas sem emoção, escolha de personagens duvidosas e um roteiro todo atropelado, o filme entrega um começo, meio e fim que funcionam juntos, ainda mais se você não conhece a franquia dos jogos. Mesmo com as críticas ruins, teve uma continuação em 2014.

Need for Speed – 2014

Need for Speed - O Filme - Filme 2014 - AdoroCinema
Divulgação

Não deve ser difícil adaptar a história de um jogo de corridas, aparentemente é só colocar todo mundo em um carro e mandar acelerarem os carros, não é? Pelo menos em Need for Speed isso não acontece, o filme tem uma trama muito agradável e cenas memoráveis, com Aaron Paul como protagonista (mas temos que falar que ele tentou surfar no sucesso de Velozes e Furiosos).

Warcraft – 2016

Warcraft - O Primeiro Encontro de Dois Mundos - Filme 2016 - AdoroCinema
Divulgação

Buscando contar a história das batalhas entre humanos e orcs, o longa entrega bons efeitos especiais e vários eastereggs, os fãs das franquias da Blizzard tiveram algumas das melhores adaptações dos personagens, principalmente os orcs. Infelizmente o filme não teve uma continuação e recentemente um vídeo com cenas deletas foi divulgado na web.

Assassin’s Creed – 2016

Assassin's Creed (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Divulgação

Na busca de narrar uma história de origem, o longa peca, e muito, em sua construção. A sensação de estar assistindo a um documentário é muito grande, toda hora alguém aparece para explicar alguma coisa. Este é um dos filmes que deveriam ter saído como uma série e não filme, já que seu desenvolvimento é corrido e todo focado em explicações.

Rampage – 2018

Rampage - Filme 2018 - AdoroCinema
Divulgação

Pegando muita gente de surpresa, Rampage é um filme baseado no jogo de 1986, onde criaturas gigantes destroem a cidade. E foi muito bem adaptado, com algumas pontas soltas aqui e ali, o filme entrega um ótima experiência cinematográfica (e tem o The Rock).

Slenderman – 2018

Slender Man - Filme 2018 - AdoroCinema
Divulgação

A tentativa de adaptar o jogo indie, que foi sucesso na época, é uma das piores adaptações. A quantidade de amadorismo, câmera tremendo, jump-scare e escuridão estragam o filme, que deveria ser fácil de se adaptar (fique longe, se possível).

Pokémon: Detetive Pikachu – 2019

Pokémon: Detetive Pikachu - Filme 2019 - AdoroCinema
Divulgação

Uma das mais aclamadas adaptações existentes. Talvez por ser um pouco desconhecido, Detetive Pikachu, consegue emular muito bem o universo da franquia pokémon, os efeitos de cgi são um pouco datados, mas nada que atrapalhe a experiência do espectador (assista, se possível).

Sonic – 2020

Sonic - O Filme – Wikipédia, a enciclopédia livre
Divulgação

Outra adaptação decente. Depois do fracasso que foi a apresentação do Sonic, o estúdio refez o personagem, tornando-o muito mais agradável aos olhos. O filme agradou muita gente e vai ganhar uma sequência.

Monster Hunter – 2021

Monster Hunter - Filme 2020 - AdoroCinema
Divulgação

Milla Jovovich, de Resident Evil, volta a interpretar outro personagem dos videogames (mais ou menos). Em Monster Hunter ela vive uma soldado que “cai” no mundo do jogo, com um roteiro nada interessante, o filme consegue agradar pelos efeitos especiais, mas ficou devendo mais do universo do jogo (eis um comentário sério: parte do erro do filme foi tentar agradar os espectadores do Ocidente).

E aí, faltou algum filme na lista?

Sobre Dan Claudino

Professor de História, aspirante a podcaster e escritor. Viciado em cultura cyberpunk e jogos de ação.

Você pode Gostar de:

Jennifer Lopez enfrenta IA em “Atlas”, novo sci-fi da Netflix!

A Netflix revelou o trailer de “Atlas”, destacando Jennifer Lopez em uma luta contra uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *