Página Inicial / Análises / Análise: Batman Arkham Asylum – ★★★★☆ (2009)

Análise: Batman Arkham Asylum – ★★★★☆ (2009)

(Reprodução)

Recentemente adquiri a versão remasterizada do clássigo game do Cruzado Encapuzado, que traz dois games da franquia melhorados, Batman Arkham Asylum e Batman Arkham City. O pacote foi lançado em 2016 e traz mudanças substanciais nos gráficos e também acrescenta legendas em português, o que melhora muito a gameplay. Arkham Asylum é conhecido por ter revolucionado o gênero de games de heróis e ter trazido mecânicas que fazem com que o jogador se sinta na pele do maior detetive dos quadrinhos.

A história de Arkham Asylum não poderia ser diferente, Batman tem de correr contra o tempo para impedir mais uma das palhaçadas de seu maior inimigo, Coringa, que está trabalhando em uma fórmula capaz de dar super habilidades para quem usá-la, com a intenção de criar um exército para tomar Gotham, e para impedi-lo, vamos ter de explorar a famosa ilha de Arkham, um ambiente um tanto quanto misterioso e intrigante. O game não perde tempo com histórias de origens e nos coloca para descer a porrada nos vilões sem grandes apresentações, já supondo que os jogadores estejam familiarizados com os inimigos do morcego. Esse poderia ser um ponto negativo, mas é praticamente impossível que alguém não conheça os inimigos que enfrentamos ao longo do game e, se mesmo assim, o jogador não conhecê-los, é possível aprender sobre diversos personagens do universo do Batman indo atrás dos colecionáveis que nos dão um pouco mais de informações. A história do game é bem desenvolvida e muito agradável de acompanhar os diálogos.

O maior acerto de Batman Arkham Asylum é, com certeza, suas mecânicas, que contribuem para que o jogador se sinta realmente na pele do Morcego. O sistema de combate é dinâmico e funciona muito bem, tornando os combates simples mas com certa complexidade caso o jogador queira explorar na maior dificuldade. No geral o combate é simples de aprender, e ao longo do game vamos melhorando as habilidades de luta do herói, tornando as lutas ainda mais divertidas. Os equipamentos também funcionam maravilhosamente bem e realmente se assemelham aos usados pelo herói. E não apenas isso, o game não entrega todos os equipamentos ao jogador de uma vez, nós vamos conseguindo aos poucos, com intervalos precisos entre cada um, para que dê tempo do jogador explorar todas as possibilidades. Agora talvez o que seja a melhor mecânica é o Modo Detetive. Altamente funcional e responsiva, a interface deste modo é incrível e realmente cria uma atmosfera de investigação no game, além de ser utilizada o tempo todo ao longo do game, não apenas para chegar ao objetivo, como também para descobrir colecionáveis espalhados pela ilha. Ver os batimentos cardíacos dos inimigos e como ficam nervosos com a sensação de estarem na presença de Batman é incrivelmente satisfatório, criando uma imersão interessante com o game.

Como dito no início, essa análise é sobre a versão remasterizada lançada em 2016. Os gráficos estão sensacionais, a melhora no desempenho e na qualidade é notável e contribui para deixar o game ainda mais interessante. O cenário do game é excelente e foi muito bem pensado, os detalhes das estruturas, pricnipalmente da parte interna ficaram ótimos e contribuem para criar um aspecto gótico/sombrio, típico das histórias do Morcego. O design dos personagens também está satisfatório, aidna mais com a remasterização, ouso até em dizer que essa versão do Coringa é uma das melhores já apresentadas pela DC, ainda mais tendo como dublador o lendário Mark Hamill. Em questões gráficas e de desempenho, a versão remasterizada entrega um resultado excelente e faz valer o investimento.

Batman Arkham Asylum: Return to Arkham é com certeza um clássico dos games, resposável por mudar o que conhecemos na trajetória de jogos do herói. O game não peca com excessos e entrega uma experiência dinâmica e fluída, contando com grandes momentos que irão entreter qualquer fã do Morcego. Se você é gamer, é provável que já tenha zerado anos atrás, mas caso ainda não tenha tido a oportunidade, a versão remasterizada pode ser o empurrão que você precisa para conhecer um dos melhores jogos de super-herói já produzido. Batman Arkham Asylum: Return to Arkham está disponível para Xbox One, PlayStation 4 e PC.

Sobre Carlos Valim

Apaixonado por cultura geek. Aprendendo a escrever críticas menos emocionadas. Fã de ficção científica. Professor de História e fundador do GS.

Você pode Gostar de:

Análise: The Procession to Calvary – ★★★★☆ (2021)

Recentemente lançado, The Procession to Calvary, é um game de aventura bem “pythonesco”, que vai …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *