Página Inicial / Análises / Análise: Hollow Knight – ★★★★★ (2017)

Análise: Hollow Knight – ★★★★★ (2017)

Hollow Knight/Divulgação

Lançado em 2017 e desenvolvido pela Team Cherry, Hollow Knight é um metroidvania elegante e melancólico que não pode passar despercebido pelo seu radar. Como característica típica do estilo, a exploração no game é fundamental, além da necessidade de revisitar áreas já exploradas com as novas habilidades que você adquire gradualmente, fazendo com que o jogador passe até mais de 100 horas para conhecer todos os finais disponíveis e desbloquear todas as conquistas.

A estória do game não é dada e somos levados a encontrar respostas conforme nos aventuramos na cidade de Hallownest. A construção da ambientação é belíssima, e os cenários também contribuem para a narrativa não linear. Todos os personagens são insetos, aparentemente vivendo em profundezas pós-apocalípticas, alguns são civilizados, outros não. Embora no início do game fiquemos perdidos e sem grande ideia do que deve ser feito, o jogador mais atento poderá encontrar respostas para as mais profundas perguntas que o game pode levantar (e realmente são muitas) através dos diálogos, pistas nos cenários e conquistas desbloqueadas.  A cada nova área acessada, vemos novos ambientes, com novas espécies de habitantes-insetos e uma nova trilha sonora (que é por si só muito envolvente e melancólica).

Hollow Knight/Divulgação

A experiência do game fica imersiva enquanto nosso personagem cavaleiro se aprofunda pelas áreas desconhecidas de Hallownest. A curva de dificuldade apresentada é bem desenvolvida, permitindo que nos adaptemos aos desafios de cada área e, se mesmo assim, algum desafio ou boss for muito difícil, podemos voltar para upar as habilidades e conquistar novos poderes e passar por ele depois. Uma das características mais inovadoras (na humilde opinião deste que vos fala) é o uso de amuletos; existem mais de 40 deles que te conferem habilidades únicas e que podem ser equipados em infinitas combinações de acordo com o estilo que cada jogador desenvolve. Mas os espaços para equipar esses amuletos são limitados, então o jogador deve economizar para não haver uma sobrecarga. Novas magias e mais HP podem ser encontrados nos cenários, como, por exemplo, em salas escondidas que requerem um olho mais observador para não passarem despercebidas; mas também podem ser compradas de NPCS (alguns gentis e fofos, outros arrogantes e petulantes) com o dinheiro do game, chamado Geo, que é coletado em cofres e ao matar inimigos. Caso o jogador morra, perderá seu Geo e sua alma, que deverá ser derrotada e recuperada no mesmo local onde morreu.

Hollow Knight/Divulgação

E o que quer dizer então o nome, “Cavaleiro Vazio”? Pois bem, o game é muito cativante e divertido, mas a estória que ali se desenrola é bastante sombria, trágica e por vezes assustadora. Enquanto não descobrir de fato o que significa o título de Cavaleiro Vazio, o jogo lhe proporciona um sentimento de familiar melancolia (não quis dizer que te deixa triste, pelo contrário, é muito divertido) e quando as grandes revelações chegarem, você já vai estar com o coração preparado para a porrada. O jogador que procura por uma experiência mais rápida e dinâmica, poderá se contentar com o primeiro final a ser desbloqueado e sem se preocupar com o desdobramento do resto estória. Mas o jogador que se encantar pelo mundo de Hallownest e todos os seus habitantes terá a oportunidade de descobrir cada canto desse lugar inóspito, abrir todas as passagens desse enorme mapa e cada missão dada pelos NPCS, desvelando assim um enredo complexo, cheio de surpresas e com quests emocionantes. Dessa forma, Hollow Knight é um jogo para todos e pode ser aproveitado tanto quanto o jogador quiser aproveitá-lo. Confira abaixo o trailer do game:

Sobre Emerson Dutra

Um psicólogo que tem o mundo nerd como seu guarda roupa para atravessar para uma Nárnia que é mais divertida, interessante e justa que nossa realidade compartilhada.

Você pode Gostar de:

Análise: Batman Arkham Asylum – ★★★★☆ (2009)

Recentemente adquiri a versão remasterizada do clássigo game do Cruzado Encapuzado, que traz dois games …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *